Abril é também o mês do Laço Azul, o mês da prevenção dos maus tratos na infância e nunca é demais abordar este tema.
“Serei o que me deres…que seja Amor!” foi o lema deste ano.
Muitas foram as iniciativas promovidas pelo Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, em que nós participámos.
Participámos na leitura/debate da história “Cuida bem de mim” no Ludoteca. Uma história que fala do que é o verdadeiro amor, o amor que não cobra, que não magoa, que não é ciumento, que não chantageia, que não mal trata.
E foi neste clima de confiança e amor que ainda tivemos tempo fazer o nosso laço azul.
Também participámos no laço humano que contou com utentes e profissionais da educação e da saúde do Hospital Dona Estefânia, para lembrar que somos vigilantes incessantes pelo bem estar das nossas crianças e jovens.
Marinheiros da Esperança
No passado dia 17 de abril tivemos o prazer de conhecer o comandante do navio-escola colombiano ARC Gloria, César Alejandro Iregui, no âmbito do projeto Marinheiros da Esperança, projeto dinamizado pela Marinha Portuguesa, em parceria com os serviços de Pediatria do Serviço Nacional de Saúde, que desafia as crianças internadas a navegarem, através de desenhos, pela história da Marinha Portuguesa e da relação dos portugueses com o mar.
A iniciativa resultou de uma colaboração anterior, relacionada com a visita do navio-escola NRP Sagres à Colômbia, em 2018 e insere-se na passagem do ARC Gloria pelo nosso país.
A visita contou ainda com a presença da presidente do Conselho de Administração da ULS São José, Drª. Rosa Valente de Matos, do Conselho Adjunto, do Ministro Plenipotenciário da Embaixada da Colômbia em Portugal, do adido militar César Rojas e de duas oficiais da Marinha Portuguesa.
O Conselho Adjunto teve a oportunidade de apresentar a unidade pediátrica, destacando o trabalho diferenciado que é feito, seguindo-se uma visita da comitiva à Escola e interação com os alunos.
Nas mensagens de esperança proferidas, a Dra. Rosa Matos destacou que “a sociedade deve ter um papel interventivo e responsável na proteção dos oceanos”, porque “as nossas crianças precisam de continuar a brincar e a navegar no mar saudável” e o Comandante César Iregui destacou que o mar lhe tem oferecido muitas oportunidades e deu-lhe também “a oportunidade de disfrutar deste projeto de esperança no futuro”.
Houve ainda tempo para um presente especial ao Senhor Comandante César Iregui, um quadro feito pelos jovens da Sala de Apoio Escolar ao 2º/3º Ciclo e Secundário, com o ARC Gloria.
50 anos de Abril
Ao longo do mês de abril fomos construindo o nosso mural de homenagem aos 50 anos do 25 de abril e falando deste tema tão importante que é a Liberdade.
No dia 23, também por ser o Dia Mundial do Livro, iniciámos as nossas comemorações com a leitura da obra de Manuel António Pina, o Tesouro.
Jogámos ao Jogo da Glória interativo sobre o Livro.
E depois fizemos os nossos cravos de abril que distribuímos pelo hospital.
Foi com grande dedicação e esperança que preparámos estas atividades para que os nossos jovens não se esqueçam da importância da Democracia e da Liberdade e honrem todos os que lutaram, sofreram e morreram para que hoje possamos viver num país democrático e livre.
Feliz Dia do Livro, Feliz Dia da Liberdade!