Dias com brilho

A TeleAula com a escola do IPO foi sobre a história A girafa que comia estrelas. Assistimos a uma dramatização e resolvemos algumas fichas propostas.
Gostámos muito de conhecer a Olímpia e a Dona Margarida, já que também estamos, por vezes, com a cabeça nas nuvens!



Os alunos do 8.º ano do Colégio Cesário Verde, em TeleAula, tentaram partilhar connosco o blogue http://ticnoticias.blogspot.pt/ para utilizarmos a ferramenta http://drpeterjones.com/colorcalc/. Com esta ferramenta dá para “brincar” com as cores fazendo diferentes misturas. Durante a TeleAula a ligação da internet não permitiu acedermos ao blogue, mas deixou-nos ouvir duas canções interpretadas por estes alunos.

A Evelina do Pavilhão do Conhecimento propôs-nos a construção de um caleidoscópio a partir de missangas, tubos, espelhos e lentes. Também fizemos uns laços luminosos com LED. Foi uma tarde divertida!

Numa das sessões do Colete da Ciência, a Evelina veio acompanhada pela Benedetta Schiavone que está a estagiar no Pavilhão do Conhecimento e vive em Itália na cidade do cinema, Turim.
Trouxe-nos um pouco da história do cinema e percebemos como é importante a luz e o movimento através de teatros de sombras, zootrópios, taumatrópios, livros de girar… 
Aprendemos também que a nossa visão tem “persistência retiniana” e é isso que faz com que estes objetos nos deem as sensações de movimento.


O último Colete da Ciência foi levado para um dos quartos de isolamento. Trabalhámos a luminescência, fluorescência, fosforescência, fotoluminescência, quimioluminescência e a termoluminescência…


Como estamos em época natalícia, construímos anjos e pinheiros brilhantes para vos desejar um Feliz Natal!

Um comentário em “Dias com brilho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *