O museu vai ao hospital e outras viagens

O museu no hospital

Terminámos o ano de 2016 com a apresentação de um concerto de música clássica e iniciámos o ano de 2017 com uma atividade também relacionada com a música – Familiofones. Estas atividades foram oferecidas pelo Museu da Música Portuguesa, Bairro dos Museus, inseridas no projeto O museu vai ao hospital, tendo feito as delícias de quem assistiu e participou.
Concertos comentados decorreu no refeitório do Serviço de Pediatri do CMRA com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras conduzida pelo Maestro Nikolai Lalov e teve como principal objetivo aproximar a música clássica e os instrumentos musicais das crianças, jovens e adultos.
Familiofones esteve a cargo da mediadora cultural do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus, Margarida Antunes, que apresentou uma maleta pedagógica com réplicas de instrumentos musicais que foram manuseados e tocados pelos alunos e encarregados de educação.


Deixamos as nossas opiniões acerca desta atividade:

Estávamos muito curiosos para saber o que se encontrava dentro da caixa que tinha a forma de um acordeão grande.

A Margarida chegou à escola de Alcoitão e mostrou o que estava dentro da caixa: uma viola, uma guitarra portuguesa, um reco-reco, uma ocarina, flautas e um cavaquinho.

Do que eu mais gostei foi do reco-reco e da história da princesa de Aljustrel.

A Margarida foi simpática e teve paciência para nos aturar, porque nós pedíamos os instrumentos musicais todos.

Gostámos de conhecer os instrumentos musicais  e de tocar neles. Queremos que a Margarida volte outra vez ao Alcoitão.

Gostei de tocar com a flauta que se toca com uma mão só.

Eu gostei da Margarida, porque é simpática e trouxe os instrumentos para nós tocarmos.

Para informação adicional sobre estas atividades promovidas pelo Bairro dos Museus, consulte a nossa página de facebook Escola Básica Gracinda Antunes Valido e Projeto TeleAula.

Outras viagens

Entretanto para incentivar o gosto pela leitura e para celebrar o Dia Internacional do Obrigado, 11 de janeiro, desenvolvemos atividades durante uma semana relacionadas com o tema. Criámos a árvore do obrigado que se encontra em frente ao jornal de parede, aprendemos a dizer “obrigado” em várias Línguas, identificámos a forma e a bandeira desses países, visionámos dois filmes que falavam sobre a gratidão e o respeito que devemos ter uns pelos outros e pelo mundo que nos rodeia e ainda escutámos a leitura do conto Obrigado a todos! de Isabel Minhós e Bernardo Carvalho.

Para informação  pormenorizada sobre este livro, consulte a página da editora Planeta Tangerina.
Árvore do obrigado

Árvore do obrigado e os cartões com vários países colados no jornal de parede

Mão de aluno a colocar um coração de papel cor de laranja com o seguinte agradecimento: estar vivo

Cartões com a representação de vários países espalhados em cima de uma mesa e o livro "Obrigado a todos!"

Cinco alunos visionam um filme na sala de aula do Alcoitão
Elaborámos um vídeo sobre este tema que pode visionar no nosso canal do You Tube.
Realizámos uma videoconferência com as professoras e os colegas do Hospital de Dona Estefânia onde abordámos um tema extremamente interessante e atual: como e onde brincamos. Infelizmente, não conseguimos mostrar nenhuma fotografia, mas que foi uma hora bem passada, lá isso foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *