O Novo Ano
Iniciámos o Novo Ano, assinalando a época dos Reis Magos, com a Inês do Museu Bordalo Pinheiro e os alunos e professores do Clube de Tecnologia da Bobadela, que nos trouxeram um pouco mais da magia do Natal, propondo aos nossos meninos a moldagem de novos motivos de Natal e a execução de uma estrela de Natal respetivamente.
Como ficaram bonitos os nossos motivos!
Com estas estrelas de Natal os Reis Magos nunca se irão perder.
Sonhos e Vulcões
Com a Ana e a Francisca, alunas estagiárias do último ano do curso de educação básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, viajámos pelo Mundo Fantástico dos Origamis, por Terras distantes dos Vulcões e acabámos na Árvore dos Sonhos.
O resultado final de todo esse projeto, começou por ser a construção de uma Mobile decorativa, formada por origamis fantásticos elaborados pelos nossos alunos.
Que bem que ficou na nossa sala!
Investigámos a Terra dos vulcões,como são constituidos e onde existem. Depois, através de um jogo interativo, a Ana e a Francisca puseram à prova os nossos conhecimentos sobre vulcões. A parte divertida e fantástica foi quando cada um construiu o seu vulcão e usando os ingredientes certos, os vimos em plena ação.
Como diz o poeta “O Sonho comanda a vida”. Por isso, nestes tempos sombrios, é impreterível não deixar de sonhar. O resultado foi a elaboração de uma instalação formada pelos nossos sonhos que deu origem à Árvore dos Sonhos.
Histórias e Lendas de Caricaturas,Sombras, Pop-up e Retratos
Museu Bordalo Pinheiro
Saber Rir de nós próprios e exagerar as nossas caracteríticas fisicas , foi uma das mensagens deixadas por Bordalo Pinheiro.Foi essa a proposta que a Inês e a Francesca nos trouxeram.
Com pasta de moldar e pintura, os alunos construiram a sua caricatura, no meio de muita diversão. E o resultado está à vista.
Museu de Lisboa
Com a Ana e a Paula viajámos no tempo, retrocedendo à Lisboa Romana e aos seus belos edifícios feitos por verdadeiro Mestres d’Obras. A proposta foi construirmos também réplicas destes edifícios (casas, teatros, templos, aquedutos, pontes) e descobrir os mestre d’obras que existe em cada um de nós!
Museu Calouste Gulbenkian
Voltámos a ser revisitados por algumas reproduções de obras dos artistas plásticos José Escada e Amadeo Souza-Cardoso, trazidas pela Andreia, a Rita Cortez, a Rita Luiz, a Rita Machado e a Sandra, que nos deram a conhecer alguns dos processos criativos utilizados.
O objetivo final, foi a construção de livros de história,individuais, utilizando a técnica e arte do Pop-up,usando a nossa imaginação e para os que quiseram, usando também partes da pintura de Amadeu Souza-Cardoso.
Aqui ficam os registos de alguns projetos história -A Galinha Festeira, a Borboleta Gigante,Onde está Emilie?O Cavalo que virou Amigo do Pato.
Museu da Marioneta
Com o Pedro e a Joana, fomos conduzidos à lenda do imperador Wu-Ti, uma lenda milenar sobre a origem das sombras chinesas. De seguida, cada aluno construiu a sua própria marioneta de sombra e viveu o seu personagem num teatrinho improvisado.
Museu Nacional de Arte Antiga
Espelho meu, espelho meu, haverá algum retrato mais belo que EU?
O retrato como forma de comunicar foi o desafio lançado pela Marta nesta atividade. De que modo nos representamos e representamos o outro ao longo dos tempos? Que importância tem guardar retratos de pessoas de que gostamos e registos de momentos da nossa vida? Conseguem os retratos captar a essência das pessoas retratadas e mensagens ocultas que queremos passar aos outros?
Fomos analisando vários retratos, dos mais antigos aos mais contemporâneos, e tentámos responder a estas questões.
Renhido, foi o jogo das diferenças proposto,tendo por base o retrato de família do 1º Visconde de Santarém, realizado por Domingos Sequeira em 1816.
Graúdos e pequenos divertimo-nos, identificando as diferenças entre retratos,verdadeiro e impostor, que nos conduziram à descoberta de quem foi este Visconde, como era a sua vida, a importância que tinha naquela época e quem era a sua família.
E é Carnaval
Carnaval é folia e palhaços. Aqui no H.D.E os nossos amigos Drs. Palhaços estão sempre presentes trazendo alegria a crianças e adultos com as suas brincadeiras.
Bom Carnaval!