Direito a ser Criança

Tradições e Afetos

A pedido da nossa juventude, assinalámos no passado dia 31 de outubro o dia de Halloween com a realização de um atelier onde os alunos usaram a técnica de origami. Criámos abóboras e caveiras decorativas e morcegos marcadores de livros.

           

           

Mas a nossa tradição portuguesa não ficou esquecida e aproveitámos também a ocasião para falarmos do nosso Pão por Deus e de como essa expressão surgiu, resultado do grande terramoto ocorrido em 1 de novembro de 1755. Pelas ruas, os mais pobres, sobretudo crianças, pediam aos mais abonados “Pão, por Deus, porque a fome mata-nos aos bocados”.

Um agradecimento à participação da nossa colega Educadora Isabel.

Foi uma atividade muito divertida! Digam lá se os nossos morceguitos não ficaram aterradoramente fofinhos!

No dia 12 de novembro aproveitámos para assinalar a tradição do Magusto de São Martinho! O cheirinho da castanha assada animou a partilha e a união vivida num mini lanche!

           

           

Reutilizar e Criar

Pois é, mais uma vez com a ajuda dos amigos Pedro e Stella do Museu da Marioneta foi possível criar fantoches a partir de uma simples peúga.

Com eles também  aprendemos a distinguir marionetas de sombra, de fios e os fantoches, estes últimos elaborados a partir de caixas de ovos, esponja e sacos de papel, entre outros materiais.

                                          

Foi uma manhã muito bem passada para pequenos e graúdos.

                                           

Concluímos que afinal não são necessários materiais caros para nos divertirmos. O que conta mesmo, é a criatividade e imaginação!

A Terra Treme

No dia 15 de novembro participámos no exercício de sensibilização para o risco sísmico A Terra Treme, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

À hora prevista, 11 horas e 15 minutos, nós e os nossos alunos presentes no momento, durante um minuto executámos os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

                     

Direitos das Crianças

No dia 20 de novembro, comemoraram-se os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança.

Numa atividade promovida pelo Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco participámos, em conjunto com os restantes núcleos de Educação, numa exposição de trabalhos realizados pelos alunos sobre o tema Direitos das Crianças.

         

Na nossa sala, este tema permitiu-nos abordar conceitos como a liberdade, inclusão e equidade, entre outros, e refletir em conjunto sobre as necessidades básicas das crianças e jovens em Portugal e no Mundo.

         

         

         

Voando em Direção ao Futuro

Somos sempre surpreendidos pelos nossos amigos do Clube Tecnológico da EBI da Bobadela.

              

Nesta sessão de TeleAula acabámos por construir uma avioneta sem que, no início, conseguíssemos vislumbrar o que iria sair daquele kit.

Foi uma tarde de descoberta, conhecimento, partilha e muita alegria à mistura!

 

Obrigada aos alunos e aos professores do CT da EBI da Bobadela.


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *