Histórias em Tempo de Natal

Tempo de Natal

E está assim, oficialmente, aberta a época de Natal no HDE e, com ela, muitas histórias, sonhos e aventuras.

E Natal significa festa e partilha e assim devemos preparar as nossas casas, mas também os nossos corações. Começámos por tratar da decoração dos espaços.

Porta de cor salmão embrulhada por fita grossa e um laço            Tubos multicoloridos numa parede dispostos de modo a fromarem uma Árvore de Natal

E foi neste espírito de festa e partilha que cada aluno teve também a oportunidade de fazer um enfeite que levou para decorar a sua casa.

Alunos e professora a trabalhar sobre uma mesa com fio de lã, bolas de várias cores e outros materiais

Aluno com um presente

Aluno com um presente        Aluna com dois presentes

Aluno com dois presentes

Aluna com um presente

Uma história de Natal

O Museu Nacional de Arte Antiga visitou-nos para nos contar uma história de Natal e para nos mostrar lindas obras alusivas a esta época que habitam o Museu e contam histórias de há muito séculos.

Alunos assistem a exposição da Rita junto ao televisor

O Cavaleiro da Dinamarca, um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, trouxe-nos a magia do Natal, a história do nascimento de Jesus, a história do pinheiro de Natal e uma viagem cheia de outras histórias e aventuras.

Rita junto ao televisor com uma imagem de paisagem nevada com pinheiros

Televisor com mapa do mundo

Muito obrigada, Rita, foi muito importante conhecer mais um pouco do Natal e das obras do Museu Nacional de Arte Antiga.

Histórias do Jardim Gulbenkian

Com muita mestria, amor e criatividade é possível recriar um jardim noutro espaço. Foi isso que a Susana e a Andreia vieram fazer ao HDE, trazer-nos a magia do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e as suas histórias.

Alunos assistem a palestra da animadora da Fundação Calouste Gulbenkian

Árvores que já foram sementes, frutos que já foram flores, animais que habitam a terra, o ar e a água, pedras que habitam o solo, foi possível explorar todos este habitantes do jardim e descobrir as diferentes sensações que eles nos transmitem.

Alunos e adultos exploram os materiais dos jardins

Alunos exploram os materiais dos jardins

Aluno com lupa explora os materiais dos jardins Fomos observadores e exploradores, depois fomos artistas e os nossos pincéis foram as mãos e os dedos.

Alunos e adultos pintam um jardim

Alunos e adultos mostram as mãos sujas de tinta

Aluno a pintar com os dedos

E entre penas, ninhos, folhas, sementes e os caracóis que nos observavam em cima das folhas de couve, assim foram surgindo os nossos jardins, tal como os vemos e tal como os sentimos.

Alunos e adultos pintam com as mãos

Pintura com árvore

Pintura com folhas

Natal no HDE

Inserida nas comemorações do Natal, o HDE recebeu a visita da artista Rita Pereira que veio conhecer a nossa Sala de Apoio Escolar do 2º/3º Ciclo e Secundário e perceber como funciona uma escola de hospital.

Rita Pereira fala com os alunos

Também recebemos a visita do concerto de Natal dos Doutores palhaços da Operação Nariz Vermelho.

Doutores palhaços com instrumentos

Este ano, o HDE foi palco de uma transmissão direta da TVI – Há Festa no Hospital – que trouxe alguma alegria e boa disposição a todos quantos tinham condições para assistir ao espetáculo que durou todo o dia.

Palhaços e apresentadores em palco. Dois operador de câmara, um virado para o palco e outro para a plateia

Também fomos convidados a participar no concurso das árvores de Natal do CHULC com uma árvore sustentável, cujas escadas simbolizam as dificuldades que diariamente os profissionais têm que ultrapassar e cujos seus enfeites simbolizam a luz e a cor que colocam no seu trabalho e que faz a diferença na vida de tantas crianças e jovens. Na decoração participaram todos os serviços e departamentos do HDE e o departamento de Educação deu uma ‘mãozinha’ para finalizar.

Pessoas a decorar um escadote com motivos de Natal

Eis o resultado final!

Escadote decorado como árvore de Natal sobre um presépio

No âmbito da Semana de Natal do CHULC, dia 16 de dezembro foi o dia das comemorações no HDE com a inauguração da árvore de Natal, a homenagem a todos os reformados e aposentados de 2022, bem como um momento musical e um momento de teatro, da responsabilidade do coro e grupo de teatro dos profissionais do HDE.

Pessoa a gesticular para a árvore de Natal e presépio e a falar para plateia Salão com fila de pessoas junto a um placo e plateia completa

Slide com a mensagem Feliz Natal e motivos natalício (árvore e estrelas estilizadas)Esta é uma quadra de festa, de cor, de luz, mas também de reflexão sobre o que é verdadeiramente importante: gratidão, empatia, compaixão e amor ao próximo que marcam esta nossa missão de servir o outro e que tanta aprendizagem nos trazem.

Resta-nos desejar a todos, um Santo e Feliz Natal, com muitos presentes, mas principalmente, muita saúde e paz.

Ver os nossos miúdos recuperados e termos contribuído, ainda que um pouquinho, para a sua recuperação é o nosso melhor presente de Natal.

Texto de aluna "Olá, professoras, tenho muitas saudades vossas e só queria dizer obrigado por todo o carinho, motivação, graças a vocês senti e acreditei que vou conseguir fazer o 10º ano! Nunca me vou esquecer de vocês e mais uma vez obrigado por tudo"; desenho de um coração e data de 14/12/22

Tubos multicoloridos numa parede dispostos de modo a fromarem uma Árvore de Natal; texto "Feliz Natal! Dulce e Júlia"

Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário