Resoluções de Ano Novo

Sobre a Paz…

Plantar o futuro implica cimentar o presente. Aproveitamos para iniciar o ano com a comemoração da Paz, levando a refletir sobre estes tempos tão conturbados, mas mantendo a esperança de que as crianças e os jovens de hoje conseguirão melhorar o amanhã e garantir a Paz.

Museu Visita o Hospital

No âmbito do Projeto Museu Visita o Hospital recebemos as visitas do Museu de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu Nacional de Arte Antiga.

Museu de Lisboa

O Museu de Lisboa trouxe-nos uma encenação do cerco de Lisboa pela mão da Margarida e da Paula, que terminou com a realização de uma jogo de Batalha Naval em 3 D, recuando ao ano de 1147, em que os barcos foram substituídos por Cristãos e Muçulmanos.

Todos adorámos participar nestas batalhas.

Obrigada Margarida e Paula!

Fundação Calouste Gulbenkian

Os nossos amigos Andreia, Ricardo e Raquel proporcionaram-nos uma oficina de artes plásticas  “Padrões e Inspirações” com estampagem de frutas e legumes que serviram de carimbos. Aproveitando as suas formas geométricas, colocámos a natureza ao nosso dispor e demos largas à nossa imaginação.

Fez-se Arte!

Aqui ficam alguns registos.

Museu Nacional de Arte Antiga

Recebemos  a visita da Irina do Museu Nacional de Arte Antiga, um dos maiores museus do nosso país.

O museu foi um dos primeiros a ter luz elétrica, o que fez dele uma atração na época e fez com que na sua inauguração muitos visitassem o museu, não pelas suas obras, mas pela luz elétrica, ficando aberto até às duas da manhã.

Hoje tem coleções muito importantes e famosas e uns jardins lindíssimos, onde no Verão se realizam festas.

Revisitámos uma das pinturas favoritas da Irina, As tentações de Santo Antão de Jheronymus Boch e explorámos ao pormenor a obra e encontrámos personagens fascinantes.

Mais encantados ficámos quando as personagens saíram da tela e as pudemos tocar. Foi fantástico!

Obrigada, Irina!

Janeiro Digital

Líderes Digitais

No âmbito da iniciativa Líderes Digitais começámos o ano 2020 usando o nosso portal de informação para fazer uma pequena campanha informativa ao nosso público jovem e ao público em geral, para temáticas como a segurança na net, recolha de informação na net e como estar bem na net.

A linguagem do Futuro

Aproveitando a generosa disponibilidade dos nossos parceiros da Academia Código Júnior, recebemos formação da Sofia Sapeira no âmbito da Plataforma Digital Educativa UbbU que tem como grande objetivo combater a falta literacia digital e desenvolver a lógica de programar para ajudar noutras áreas.

Para pôr em prática o que aprendemos, realizámos uma sessão com os nossos alunos em que estes necessitaram criar algoritmos/códigos para os heróis cumprirem as tarefas apresentadas.

Foi uma atividade muito aliciante e muito participada.

Top Digital

E a “cereja digital” no topo do bolo aconteceu na tarde em que o Professor Paulo Torcato acompanhado por duas  alunas do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, a Leonor e a Mariana, que nos trouxeram os seus robots.

Com eles também aprendemos a programar por blocos noutra plataforma o que pretendemos que o “nosso” robot faça.

E assim, os robots andaram para frente e para trás, rodaram para a direita e para a esquerda, desenharam um quadrado e o número dois no plano e ainda “aprenderam” a parar perante um obstáculo.

Foi Muito Divertido e didático ao mesmo tempo.

Agradecemos muito ao Professor Paulo Torcato e às suas alunas!

Ansiamos pela próxima atividade!

Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário